Centro De Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora

CENTRO DE INFÂNCIA, VELHICE
E ACÇÃO SOCIAL DA SENHORA DA HORA

Desde fevereiro de 1998

imagem do centro de dia

O Centro de Dia encontra-se em funcionamento desde 1998. Esta resposta social colmata a ausência de retaguarda familiar porque a maior parte dos descendentes dos idosos exercem uma atividade profissional e não estão disponíveis durante o dia para darem apoio. Paralelamente, regista-se um enfraquecimento das redes de solidariedade informal (amigos ou vizinhos) que existiam antigamente e que tendem a desaparecer nos meios urbanos, pelo que o apoio institucional é uma alternativa positiva para idosos que necessitam de acompanhamento e que se encontram isolados durante o dia.

imagem do centro de dia

Objetivos

  • Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades de cada utente.
  • Fomentar as relações inter-pessoais e inter-geracionais.
  • Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida.
  • Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia.
  • Contribuir para a estabilização ou retardamento das consequências negativas do envelhecimento.
  • Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.

Serviços

  • Apoio Psicossocial por técnica superior de serviço social especializada em gerontologia social;
  • Animação Cultural por técnica com formação para o efeito, complementada por professores especializados de diferentes áreas profissionais, adequada às capacidades físicas e mentais de cada utente.
  • Consulta médica (médica voluntária);
  • Transporte
  • Refeições (almoço, lanche, jantar)
  • Higiene pessoal
  • Tratamento de roupas

Atividades

É feita uma planificação anual de atividades para a comemoração de datas festivas mais significativas para os idosos (Natal, Páscoa, S. João, entre outras), a par de intercâmbios com outras instituições, visitas ou passeios.

Plano Anual de Atividades Centro de Dia
  • Para além destas existem atividades ocupacionais com regularidade semanal realizadas com professores especializados, adequadas à situação de maior dependência deste grupo de idosos, nomeadamente:
  • Ginástica de reabilitação
  • Técnicas de relaxamento
  • Informática
  • Atelier de pintura (professora voluntária)
  • Atelier de manualidades
  • Grupo Coral
  • Jogos cognitivos (puzzles, adivinhas, loto, entre outros)
  • Jogos de sala (cartas, dominó)
  • Leitura de jornais ou livros
  • T.V.