Centro De Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora

CENTRO DE INFÂNCIA, VELHICE
E ACÇÃO SOCIAL DA SENHORA DA HORA

Desde fevereiro de 1982

A Creche do CIVAS destina-se ao acolhimento e educação de 42 crianças a partir dos 4 meses até aos 3 anos de idade, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais.
É um espaço acolhedor e colorido que dispõe de uma sala de mudas, uma casa de banho, um refeitório e 3 salas de atividades: sala dos Miminhos
(4 meses a 1 ano com berçário e sala parque); sala das Formiguinhas (1 aos 2 anos); e sala dos Gatinhos, (2 aos 3 anos).
As salas foram concebidas e estão organizadas de forma a dar resposta adequada às necessidades de desenvolvimento, conforto e segurança das crianças. Estão recheadas com equipamento e material devidamente apropriado a cada faixa etária, possibilitando um crescimento saudável, harmonioso e feliz.
As crianças podem ainda desfrutar de espaço exterior relvado.
Em cada uma das salas de atividades há uma educadora e uma auxiliar de ação educativa., com exceção da sala de bebés que tem duas auxiliares que trabalham sob a orientação de uma educadora de infância.

Objetivos

A creche é um meio educativo e de apoio à família que tem como principais objetivos:

  • Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral e harmonioso das crianças num clima de segurança afetiva e física;
  • Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
  • Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado;
  • Sensibilizar a criança, para a observação do mundo que a rodeia.

Atividades

Ao longo do dia são realizadas pela equipa educativa, atividades que vão ao encontro das necessidades e interesses das crianças e visam estimular o desenvolvimento global, favorecendo o relacionamento com os outros.
As atividades desenvolvidas nas diversas salas, pela equipa educativa, obedecem a uma planificação, exposta semanalmente para consulta dos encarregados de educação. Esta, tem em conta o Projeto pedagógico de sala, que define as estratégias de desenvolvimento Curricular e do Projeto Educativo.
No processo de planificação das atividades, são consideradas não só as diferentes faixas etárias e características de grupo, como também as diferentes áreas de desenvolvimento: sócio afetivo, cognitivo e psicomotor.

Atividades extracurriculares

A instituição propõe, também aos encarregados de educação, uma atividade extracurricular orientada por professor externo.

  • Gymboree - atividades de psicomotricidade e música para as três salas.