A nossa história

Ao Serviço da Comunidade desde 1982

Estes são os principais marcos da nossa história.

1982 – Fundação do Centro de Infância, Velhice e Acção Social da Senhora da Hora – CIVAS, momento em que iniciou a sua actividade com Creche e Jardim de Infância para 80 crianças, na Rua da Murta, em equipamento construído pela Câmara Municipal de Matosinhos e através de um primeiro Acordo de Cooperação com a Segurança Social.

1983 – Ampliação da resposta social de apoio à infância para 150 crianças.

1985 – Inauguração de um Centro de Convívio para 40 idosos num espaço cedido pelo município, sito na Rua Vasco Santana, em articulação com a Junta de Freguesia da Senhora da Hora

1985 – Inauguração de um Centro de Convívio para 40 idosos num espaço cedido pelo município, sito na Rua Vasco Santana, em articulação com a Junta de Freguesia da Senhora da Hora

1990 – Alargamento da atividade a um inovador programa de apoio à infância – Creche Familiar – que abrangia, nessa data, 16 amas, devidamente seleccionadas, preparadas e acompanhadas tecnicamente para prestarem apoio a 64 crianças até aos 3 anos de idade.

1995 – Mudança de Instalações do Centro de Convívio para o Palacete Sapage – um espaço cedido pela Câmara Municipal de Matosinhos onde foram executadas profundas obras de reabilitação e adaptação, para aí serem implantadas novas respostas sociais na área da terceira idade, no centro da vila da Senhora da Hora.

1998 – O CIVAS alarga a sua resposta social, através da criação do Centro de Dia para 26 utentes e o Serviço de Apoio Domiciliário para 30 utentes, apoiando pessoas idosas semi-dependentes e dependentes.

2001 – Criação da resposta social do Apoio Domiciliário Integrado, que resulta de uma parceria com a Segurança Social e a Unidade Local de Saúde e visa prestar apoio a 20 utentes com necessidade de cuidados médicos e de enfermagem permanentes.

2004 – Em parceria com a Cooperativa de Habitação As Sete Bicas foi iniciada a execução do projeto para a construção do edifício que contemplaria um Lar de Idosos com 50 camas.

2006 – Foi lançada a construção da empreitada da construção do Lar de Idosos através de financiamento obtido do IHRU – Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana e uma importante comparticipação financeira da parte do Município de Matosinhos em cerca de 50% do custo.

2009 – Conclusão da obra, inauguração oficial e entrada em funcionamento do Lar de Idosos logo no mês de Fevereiro, o qual adotou a designação de Lar “Canto d’ Encanto”.

2013 – Incorporação da resposta social de Apoio Domiciliário Integrado (ADI) no Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), que fica a perfazer um total de 50 utentes.